Forum dedicado aos PBFs (Play By Forum) que consiste em jogar RPG via fóruns - Logo por Rafael Capella
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Como criar um mundo Inteiro!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 

Esse guia te ajudou?
Sim!
100%
 100% [ 2 ]
Não!
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 2
 

AutorMensagem
Randur
T-Rex
T-Rex
avatar

Número de Mensagens : 352
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, Realengo
Data de inscrição : 16/12/2008

MensagemAssunto: Como criar um mundo Inteiro!   Sab Jul 04, 2009 9:23 pm

COMO CRIAR UM MUNDO COMPLETO!

O guia abaixo visa ajudar narradores a criarem um mundo de jogo bem detalhado, podendo esse mundo até influir no enredo de sua campanha ou aventura. Esse guia pode ser usado para um cenário de qualquer época; Pré-históricos, medievais, atuais, futuristas, pós-apocalípticos, etc.

A pergunta inicial que todo mestre deve se fazer é: “O que vai existir no meu mundo?”. A primeira coisa a se fazer é criar o terreno do mundo. Por exemplo, se o mar é feito de água mesmo ou de outra substância inventada ou não, e quantos continentes há (ou até se não há nenhum, onde as pessoas teriam que viver sobre cidades flutuantes). Depois de criado o terreno, são criadas uma série de outras coisas que irão tornar o seu mundo vivo. Abaixo segue um pequeno esquema de hierarquia, na ordem que eu acho apropriada de se criar as coisas:

> Continente(s)
>> Locais Notórios
>> Nações / Reinos / Feudos
>>> Organizações
>>> Regiões
>>>> Clima(s)
>Itens
>Deuses
>Planos

*Locais Notórios: Seu mundo pode conter uma enorme cachoeira sem fundo, a qual ninguém desceu e voltou. Ou um pequeno deserto dominado por uma besta tão antiga e poderosa que nenhum semi-deus do passado conseguiu derrotar. Ou ainda uma grande montanha que parece estar viva, impedindo as pessoas de a escalarem com potentes nevascas e tempestades (tirei essa do senhor dos anéis). Cabe a você criar esses lugares fantáticos e definir em que área do mapa eles vão ficar.

*Organizações: Dentro das nações ou feudos que você criou, você poderá criar também guildas de ladrões, espiões, comerciantes, mercenários, assassinos, etc. Ou ainda dar características especiais a um grupo de pessoas da região. Por exemplo, o esquadrão mais poderoso e temido do exército da região, ou a guarda pessoal de um nobre. Uma ordem de paladinos, uma gangue de mendigos e ladrões...enfim, abra sua mente.

*Regiões: Nada mais é do que a aparência dos lugares contidos dentro dos reinos. Desertos, florestas, mares mediterrâneos, estepes, campinas, montanhas. Ou seja, você irá criar o ambiente que irá ajudar a definir o modo de vida das pessoas naquela região. Claro que você tem o poder de criar o que quiser, como mares de lava ou ácido puros, florestas amaldiçoadas que drenam a sanidade de quem entra, etc. O mundo está em suas mãos.

*Climas: Pode depender muito das regiões que você criou...ou não! O que te impede de criar um deserto gelado? Ou neve em brasa? Ou neblina ácida? O mundo é seu, deixe a criatividade fluir.

*Itens, deuses e planos: Deixe isso por último. Você pode criar estas coisas ou não, depende do que você quer que os personagens encontrem. Você poderia criar o plano dos mortos, onde a alma dos mortos vaga até o juízo final comandado pelo deus da chama da vida, Morlondio, e nesse plano está o anjo da morte que empunha a Foice da Recompensa Eterna. Viu só que viagem? Uma coisa pode levar a outra na hora de criar...acabei criando um plano, um deus e um item. Mas se você quer uma aventura mais pé no chão, onde não há deuses ou os deuses não são tão ativos como os personagens gostariam, então não crie estas coisas (Mas mesmo assim um item é algo bom de se criar...é possível uma campanha inteira girar em torno de apenas um item poderoso! Imagine uma história onde cientistas criam um canhão antimatéria, e traficantes de armas pretendem conseguir o protótipo para eles. Deixe a mente voar).

As dicas finais não são diferentes do que eu disse quase o guia inteiro: Use a criatividade. E evite clichês a todo custo! Quantas vezes você não jogou um rpg com pedras sagradas do fogo, água, terra e ar? Ou uma espada divina que alguém tira da pedra? Quantas milhares de vezes você já viu isso? Porque não pode ser uma shuriken divina? Ou as pedras da dor, do alívio, do júbilo e da agonia (e que acabam servindo pra absolutamente nada!)? Surpreenda seus jogadores com um mundo incrivelmente insano e novo! Criá-lo pode levar algum tempo, mas vai garantir um jogo cheio de possibilidades.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Como criar um mundo Inteiro!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Como criar e personalizar uma imagem para assinatura??
» QUERO DICAS DE COMO CRIAR MEU RPG ONLINE
» Como Criar um Jogo no Eclipse Origins
» Movido: Como Criar um Jogo no Eclipse Origins
» Como criar guild?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Lizard's Lair RPG :: Espaço Livre :: Tutoriais, Manuais e Orientações-
Ir para: