Lizard's Lair RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Forum dedicado aos PBFs (Play By Forum) que consiste em jogar RPG via fóruns - Logo por Rafael Capella
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Algumas Dicas para Fazer um Bom Background

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Falk
Deus Dragão
Deus Dragão
Falk


Número de Mensagens : 1207
Interesses : Assistir animes, Jogar RPG, Ouvir Metal e Digitar Histórias
Data de inscrição : 08/12/2008

Algumas Dicas para Fazer um Bom Background Empty
MensagemAssunto: Algumas Dicas para Fazer um Bom Background   Algumas Dicas para Fazer um Bom Background I_icon_minitimeSex Dez 12, 2008 7:55 pm

Olá pessoal, andei observando algumas fichas de propostas de jogo no Espaço RPG em um dia sem nada para fazer e tive uma grande surpresa ao perceber que a maioria das fichas eram apenas números, os personagens não tinham alma, a maioria com backgrounds de cerca de 3 linhas. Eu como narrador me senti mal por aquilo. Eu me sentiria mal por ter personagem com tão pouca profundidade como esses e provavelmente me desmotivaria da crônica. Percebi que algumas pessoas têm certa deficiência para fazer o background, talvez seja por falta de tempo ou criatividade, então como o dia estava sem nada para fazer, resolvi digitar um pequeno texto para auxiliar a galera com os seus backgrounds, espero que isso possa ser de alguma ajuda



- Criando um Conceito – A Idéia Principal do Personagem

Primeiro vamos começar pelo conceito do personagem, fazer uma temática para ele, coisa como dizer: "Sou um motoqueiro malvado que faz assaltos", fica muito vago, isso não é o conceito de um protagonista e sim de um figurante e vocês não querem que seus personagens sejam figurantes na crônica, não é? Gere um drama em volta do personagem, alguma coisa que vai te motivar a seguir com ele e não desanimar nas primeiras seções de jogo, então algo como:

Citação :
"Raul, um rapaz com conflitos familiares que recebe muita pouca estima dos semelhantes e por causa disso se tornou uma pessoa de má índole, como em um gesto para se destacar para seus semelhantes que não o dão estima. Encontrou sua tribo no meio dos motoqueiros da cidade, onde encontrava pessoas com índoles parecidas e se sentia "em casa". Por envolvimento com pessoas erradas, baixa força de vontade e mente fraca, se envolveu com drogas, onde acabava gastando todo o dinheiro que ganhava no mês para sustentar o seu vício. Já que o dinheiro do mês não era o suficiente, ele acabou se envolvendo com atos ilícitos, como assaltos, para conseguir mais dinheiro para seu vicio".

Este é apenas o conceito, o personagem agora já tem um drama em volta dele.



- Criando um Histórico – “Biografia” do Personagem

Feito a idéia principal do personagem, você deve criar um histórico, definir coisas importante do personagem, dar uma alma a ele. Bolei aqui um questionário para ajudar na elaboração do histórico, tentei bolar um questionário bem genérico, que sirva para a maioria das crônicas.


Arrow Onde e quando o personagem nasceu?
Ex: Raul nasceu em 1982 na Cidade do México


Arrow Ele tem família? Como eles são? Qual o seu relacionamento com ela? E qual foi a influencia deles em sua vida?
Ex: O pai de Raul fugiu quando ele nasceu e deixou sua mãe sozinha para cuidar dele e de sua irmã gêmea, sua mãe sempre foi uma mulher nervosa e que não gostava de trabalhar, mas sempre dava um jeito para ter as coisas no final das contas, longe de ser uma mãe amorosa, o máximo que ela fazia por Raul e sua irmã Julia era dar uma boa surra para aquecer o corpo, culpar os filhos pela desgraça na vida dela e ter perdido seu homem.
Sua irmã, ao contrário de sua mãe, era uma menina doce, calma e fraternal, sempre cuidando de Raul que era mais sensível mesmo tendo a mesma idade. Passavam muito tempo brincando juntos e criaram um forte laço, a base da sua infância foi a irmã. Quando os gêmeos completaram 15 anos, a sua mãe foi presa por roubar em um supermercado e os dois se viram em uma grande dificuldade, até então ambos só estudavam e ajudavam vizinhos com tarefas domésticas para conseguir dinheiro, mas aquilo não era mais suficiente para manter a casa, Julia afirmou que daria um jeito naquela situação, e Raul confiou na irmã. Tempos depois ela começou a chegar com bastante dinheiro em casa em pouco tempo e a personalidade da irmã foi mudando, ela foi ficando cada vez mais próxima do que era a sua mãe. Não demorou muito para que Raul descobrisse que sua amada irmã estava vendendo o corpo para sustentar a casa, desmoronando assim a base de sua vida.


Arrow Quais são os fatos marcantes de sua vida? Isso influenciou alguma coisa na sua personalidade?
Ex: Sem duvida a prisão de sua mãe e a mudança de irmã com seu novo trabalho marcaram muito sua vida, mas não foram as únicas coisas a se ressaltar em sua vida e à medida que sua irmã ia se afastando, ele ia ficando cada vez mais revoltado, ela não prestava mais atenção nele como fazia antes, quando cobrava algum tempo juntos ouvia coisas como "Se liga, olha teu tamanho! Se vira!", para chamar a atenção da irmã e das demais pessoas que não estavam nem aí para ele, o rapaz começou a ser o bad boy da vizinhança, fazia atos de vandalismo como pichar, destruir patrimônio público, armar confusões e armar pegadinhas com pessoas que não tinham nada a ver com isso... Suas prisões também o marcaram, a vida nas celas nunca era boa coisa, sempre conhecendo e sendo corrompido por pessoas realmente de mau coração. Conheceu aos 18 anos um grupo de motoqueiros que se reuniam em um bar barra pesada na cidade e faziam todo o tipo de crimes possíveis. Ver aqueles motoqueiros em ação realmente foi algo inspirador para ele, afinal todos tinham medo e respeito por eles, se não podia ser amado, então queria ser temido. Começou a freqüentar o bar e fazer amizade com os motoqueiros que gostaram do espírito ruim que Raul tinha, foi assim que começou a entrar no mundo do crime brando e juntando dinheiro para sua primeira moto, algo que o trouxe muita realização. Vivendo à imagem daquele grupo, ele começou a pegar seus costumes, fumo, bebida e drogas e em pouco tempo já estava viciado em maconha. Agora seus atos criminosos eram cada vez mais ousados, pois precisava de muito dinheiro para sustentar os seus vícios


Arrow Ele tem alguma profissão ou ofício? Como ele aprendeu? Ele gosta do que faz? Quanto ele ganha por isso? Qual o seu grau de instrução?
Ex: Convivendo anos com aqueles motoqueiros, ele acabou aprendendo bastante de mecânica de motos, nunca estudou ou algo do tipo, apenas aprendeu ajudando-os a mexer em suas motos e fuçando na própria. Ele foi pegando paixão por mecânica e agora ajustar motos e regulá-las é mais que um trabalho, é um hobby, que dificilmente lhe rende algum dinheiro, já que a maioria dos seus serviços são por troca de favores ou camaradagem. Nunca gostou de estudar, parando no segundo ano do ensino médio.


Arrow Qual a motivação do seu personagem? Quais são seus desejos e aspirações de curto, médio e longo prazo?
Ex: Raul não tem muitas expectativas na vida, o que o motiva a acordar todo dia é a emoção de um novo dia de crimes, e a adrenalina sobre duas rodas, tudo que ele deseja tem que ser no agora, seja bebida, drogas, mulheres ou peças novas para sua moto... Não tem pensamentos a longo prazo, pois ainda não tem maturidade para isso.


Arrow O que ele mais gosta? O que ele detesta? Do que ele mais tem medo? E por quê?
Ex: O que Raul mais gosta são as motos, a emoção do vento batendo contra seu corpo enquanto dirige loucamente pelas ruas da cidade não tem preço. Ele detesta policiais e qualquer oportunidade que ele tem para ferrar com eles o rapaz não deixar escapar, não consegue tratá-los bem nunca, sendo preso diversas vezes por desacato. O que ele mais tem medo é perder sua irmã, por mais que ela esteja mudada e envolvida demais no mundo da prostituição, ele ainda tem fortes esperanças que ela volte a ser aquela menina doce que um dia cuidou dele, pensar que algo de ruim pode acontecer com ela é deixá-lo furioso.


Arrow E sua vida sentimental?
Ex: Raul não consegue se envolver com nenhuma mulher que tem, talvez seja pelo fato de ele exigir demais delas, procurando nelas uma figura que cuida dele e pense no seu bem acima de tudo, porem todas as mulheres que se envolve são aquelas de vida torta, drogadas, arruaceiras e prostitutas, mulheres que nunca podem dar o que ele quer, ele também não se sente à vontade para se aproximar das mulheres direitas, pois sabe que elas nunca vão querer nada com um mau elemento como ele.


Arrow Você tem amigos? Qual o seu relacionamento com eles e a importância deles em sua vida?
Ex: Os motoqueiros do bar agora são sua família. Raul passa mais tempo com eles no bar do que com sua irmã em casa. Existe um em especial, o mais velho, o Moralez, foi o cara que substituiu a figura de um pai para ele, é o cara que sempre o ajuda nas enrascadas que se mete, companheiro de bebidas e assaltos.


Arrow Onde ele mora? Como é este lugar?
Ex: Raul mora em um bairro pobre, em uma casa bem modesta, com a fachada precisando de pintura e reparos, tem um pequeno quintal na frente onde está um belo matagal, a casa por dentro é uma bagunça, pois sua irmã passa muito pouco tempo por lá e ele menos ainda, é uma casa de dois cômodos fedendo a mofo.


Arrow Como é a sua personalidade? Existe alguma razão para ele ser assim?
Ex: A carência é um grande marco na personalidade de Raul, a maioria dos seus atos de vandalismo são para chamar a atenção das pessoas... Sua grande vontade é ser querido pelas pessoas e ser importante para elas, mas como julga que isso não é possível, ele age mais para ser temido. Apesar de passar a fachada de homem durão, agressivo e malvadão, ele na verdade é bastante sensível, qualquer situação branda pode afetar o seu emocional, mas ele nunca demonstra isso na frente de ninguém. Busca nos entorpecentes uma maneira de fugir da realidade da sua família, principalmente a decepção com sua irmã... Não tolera que ninguém fale mal dela, coisas assim sempre terminam em encrenca, inconscientemente ele busca em todas as mulheres alguém que possa substituir o papel que sua irmã teve em sua vida, aquela pessoa que cuidava dele e o amparava, quando não encontra isso acredita que aquela não era a mulher certa... Não considera nem um pouco a possibilidade de que ele cuide de si próprio, se julga fraco e necessitado de amparo.



Agora que você já tem todas essas informações, você pode juntá-las e formar um texto, ou se preferir vá criando um texto e se preocupando em responder essas perguntas durante ele, que na minha opinião é mais fácil...

Bom, espero que eu tenha sido de alguma ajuda!
E agradecimentos especiais a Sely que ajudou na revisão do material
Ir para o topo Ir para baixo
https://lizardslairrpg.forumeiros.com
Tuxo
Kobold
Kobold
Tuxo


Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 11/12/2008

Algumas Dicas para Fazer um Bom Background Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas Dicas para Fazer um Bom Background   Algumas Dicas para Fazer um Bom Background I_icon_minitimeSáb Dez 13, 2008 8:15 pm

Opa legal, parece um bom manual de como fazer uma historia =D, realmente existiam fichas no espaço que dava ate certa raiva de ver, eram duas ou três linhas bem resumidas =_=

Mas como eu sempre faço a historia primeiro antes de pensar nós atributos acho mais simples, depois é só ir colocando valores e somar pontos =D
Ir para o topo Ir para baixo
Drako
Trog
Trog
Drako


Número de Mensagens : 58
Idade : 34
Localização : Em minha Casa!!!
Data de inscrição : 24/01/2009

Algumas Dicas para Fazer um Bom Background Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas Dicas para Fazer um Bom Background   Algumas Dicas para Fazer um Bom Background I_icon_minitimeQua Jan 28, 2009 12:32 pm

Muito Bom Exclamation Exclamation Exclamation
Ta de parabens Exclamation Exclamation Exclamation
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Algumas Dicas para Fazer um Bom Background Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas Dicas para Fazer um Bom Background   Algumas Dicas para Fazer um Bom Background I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Algumas Dicas para Fazer um Bom Background
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» DICAS BÁSICAS PARA ESTE JOGO ÉPICO!
» Regras para a Criação de Fichas
» Teste para Rolador de Dados
» Enquete para nova campanha
» Solução Temporaria para Rolar Dados

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Lizard's Lair RPG :: Espaço Livre :: Tutoriais, Manuais e Orientações-
Ir para: