Saudações
Seja bem vindo ao covil do lagarto Andrew
. Changeling o sonhar é muito bom, mas o novo Changeling: The Lost é simplesmente fabuloso! Bem, muita gente não adota o novo Storytelling pq não quer abandonar o velho cenário, ou comprar novos livros
. Mas o novo cenário parece bom, como o novo Changeling e o novo Mage são muito bons (não conheço muito a fundo nenhum dos dois cenários então me abstenho de opinar mais
).
Na minha opinião o novo sistema é bem mais robusto. Agora todas as criaturas sobrenaturais usam basicamente a mesma ficha, apenas alterando um passo da criação da ficha. Os atributos são diferentes, eles podem parecem menos claros a uma primeira vista, mas na verdade eles estão divididos nas 3 influências (poder, refinamento e resistência) nos 3 aspectos (mental, social e físico). Logo, pra fazer o teste basta definir o q o char vai fazer aonde, e pronto. As habilidades estão divididas em grupos diferentes também, mas isso não muda muito as coisas. Só uma nota sobre a tradução pro português, que traduziu certos termos por palavras diferentes das habituais (lábia virou astúcia, furtividade virou dissimulação e por aí vai). Outra simplificação foi agrupar as qualidade e antecedentes numa coisa só, as vantagens, que são compradas com bolinhas como todo o resto da ficha. Agora não são só os vampiros que tem humanidade, todos tem algo parecido com isso, sendo que para o povo normal ela se chama Moralidade, e ela é importante agora (
). Os personagens agora não tem mais natureza e comportamento, e sim todos possuem uma virtude e um vício. Funciona de forma semelhante, mas é muito menos restritivo do que uma natureza. Também não existem mais pontos bônus, sendo que tudo é comprado com xp. E também os custos não dependem do custo atual do que vc deseja comprar, e sim do nível que quer comprar, o que faz mais sentido.
Agora na forma prática: A dificuldade é fixa em 8. Todos os modificadores se aplicam na parada de dados, o que fica mais fácil na hora de descrever o teste, só falando "Força +Briga +1", por exemplo. Gastar um ponto de força de vontade não dá um sucesso automático, e sim +3 dados em um teste, ou aumenta uma característica de resistência do personagem em 2 pontos contra um teste do adversário. O combate é bem mais dinâmico. Antes vc tinha que fazer uma porção de rolagens para definir um único movimento do personagem, agora uma única rolagem já determina o acerto de um ataque, assim como seu dano. Tirar um "1" no dado não cancela mais sucessos, e qualquer "10" pode ser re-rolado para se obter mais sucessos. O único momento em q o 1 faz diferença é na hora de um teste de sorte: em uma situação tão difícil q vc fique sem dados na parada, vc pode fazer um teste de sorte. Nesse caso vc rola um dado apenas e só obtem um sucesso se tirar 10, mas se tirar um vc teve uma falha dramática (falha crítica).
Se aprende o novo ST, vc tem a forte sensação de que os personagens são bem mais fracos do que no antigo. E são mesmo, mas não tão mais fracos assim, pq o sistema é mais "heróico", como deu pra ver nas rolagens. Sem contar que o Mundo das trevas é um cenário de horror, e é difícil jogar horror com um super-homem
.
De cabeça acho q é isso, o resto é mais jogando mesmo.