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 Como Descrever Cenas

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2 participantes
AutorMensagem
Sely
Rainha Dragão
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Sely


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MensagemAssunto: Como Descrever Cenas   Como Descrever Cenas I_icon_minitimeSáb Fev 07, 2009 4:47 pm

Muitas pessoas têm dificuldade em interpretar e descrever cenas, e para isso vou trazer aqui algumas técnicas de escrita q eu mesma inventei. São dicas iniciais para quem se interessar.

Aqui está a parte 1 de nossas dicas de postagem para usuários novos ou para quem deseja aperfeiçoar as postagens!


Arrow Primeiro passo - Descrevendo cenas

Citação :
Descrever: expor, narrar circunstanciadamente; fazer a descrição de; traçar, percorrer.

Imagine-se em um teatro, em cima de um palco. Como você descreveria este palco? Iria dizer: Estou em cima de um palco escuro com uma luz que incide apenas sobre minha cabeça? Ou iria descrever a largura do lugar, as cadeiras, a decoração? Escreveria se estava cheio de pessoas ou vazio? Ou até mesmo contaria como o palco estava cheio de outros atores, arbustos e areia no chão?

Para descrever um ambiente o escritor precisa ter em mente que o leitor não está dentro de sua cabeça, portanto ele não sabe o que você quer dizer, como você imagina as cenas, e então você deve descrever tudo para ele.

Arrow Usando os cinco sentidos

A primeira regra para uma boa descrição é jogar com as palavras misturando os sentidos.

O que o personagem vê?
Há algum odor específico no local?
O personagem escuta algo diferente? Ou há apenas o silêncio absoluto?
O personagem sente algum gosto?
Ao toque, o que ele sente? Frio? Calor? O personagem está inebriado ou tonto?

Arrow Sinestesia

Citação :
Sinestesia é o fenômeno de contaminação dos sentidos, ou seja, a confusão neurológica que provoca a percepção de mais de um sentido de uma só vez, essa pode ser visual, olfativa, tátil ou auditiva. Muitas pessoas acreditam que a sinestesia é uma doença, mas não é. É um fenômeno sensorial que ocorre por meio da memória e pelo excesso da criatividade.

Há uma técnica de escrita, que me falha o nome agora, mas o essencial dela é misturar os sentidos. É uma boa técnica que mistura os 5 sentidos e causa sensações diversas no leitor.

Exemplo:

Citação :
O ar estava pesado, uma fumaça negra mesclava-se à neblina, que era quase palpável. Suas narinas sentiam o gelo do ar pasar por elas, rasgando-as em uma ardência natural do frio, culminando em um choque térmico e lhe dava um gosto cinzento na boca, como se aquele ar gelado fosse um cigarro que o obrigavam a fumar à força, o que lhe remeteu às vozes infantis do seu passado cinzento, vozes estas que ainda ecoavam de forma dolorosa em sua mente.
Todos conhecemos os sentidos, mas vale lembrar:

Citação :
• Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros.
• Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores.
• Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio.
• Pela audição – captamos e ouvimos sons.
• Pelo paladar – sentimos os sabores.
A visão é o sentido que o ser humano mais utiliza. Através dela é que o escritor baseia-se na maioria do tempo, portanto utilizarei-a como exemplo.

Cada ambiente tem seus elementos específicos. Por exemplo, em uma floresta, temos como elementos árvores, grama, passaros e arbustos. Em uma sala de aula, temos um quadro, um professor, cadeiras e mesas, materiais de alunos, armários e janelas. Em uma rua de uma cidade, temos prédios, casas, lojas, carros e pedestres.

Através destes elementos simples podemos fazer descrições minuciosas com uma segunda técnica que verão a seguir.

Arrow 5 adjetivos para um substantivo

Costumo sempre treinar a colocação de 5 adjetivos para cada substantivo. Vamos imaginar a floresta descrita acima. Os elementos básicos são: Árvores, Grama, Pássaros e Arbustos. Agora basta você pegar estes elementos e colocar 5 adjetivos (qualitativos ou pejorativos) sobre estes elementos. Pode parecer difícil no início, mas depois a escrita fica natural. Você pode começar praticando com 3 adjetivos se achar 5 um número muito pesado.

Árvore - juntas, folhas verdes, altas, tronco grosso, torta.
Grama - verde, molhada, pontiaguda, fofa.
Pássaros - belos, voam alto, fazem ninhos, multicoloridos, cantarolando.
Arbustos - baixos, com espinhos pontiagudos, raízes firmes, murchos, folhas escuras e secas.

Se vocês perceberem, descrevi uma criatura: pássaros. Geralmente você pode colocar ações em criaturas ao invés de adjetivos, fazendo uma mistura para o ambiente ficar mais movimentado.

Agora que você colocou os 5 adjetivos, já pode formar seu ambiente. Não colocamos acima o céu e o clima como elementos, mas eles também devem ser utilizados e observados em todas as cenas.

Citação :
Era meio dia naquela floresta e o sol batia com força nas folhas verdes da copa das árvores muito juntas, altas, com troncos tortos e grossos. A grama verde serpeava por entre as árvores, molhadas pela recente chuva que caíra mais cedo. Como cresciam ao natural, estavam pontiagudas, entretanto quem pisasse nelas poderia sentir seus sapatos afundarem de tão fofas e macias que estavam.

Os arbustos eram baixos, possuíam espinhos pontiagudos que traziam um tom de melancolia à floresta. Suas raízes firmes contrastavam com sua aparência murcha e suas folhas escuras e secas. Os pássaros, entretanto, estavam muito mais vívidos que os arbustos. Multicoloridos, uns davam vôos altos e outros apenas faziam ninhos ou pousavam em seus ninhos já prontos, cantarolando.

Obviamente que esta técnica não deve ser usada o tempo todo em todas as descrições, pois se tornaria cansativo, mas é uma ótima forma de ativar a criatividade.

Arrow Palavras Sinônimas

Outro artifício interessante é usar um bom dicionário. Às vezes você acaba repetindo várias vezes a mesma palavra nas frases, o que fica cansativo de escrever e de ler. Um ótimo dicionário você encontra nesse link: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
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MensagemAssunto: Re: Como Descrever Cenas   Como Descrever Cenas I_icon_minitimeSex Mar 18, 2011 8:17 pm

achei interressante a sua técnica de como descrever o cenario.
e irei adiciona-la se você me permitir.

A técnica que eu uso é.

1ª o que eu eu quero que o personagem veja;]:
Descrevo aquilo que eu quero que o personagem veja.

Depois eu digo para ele se ele quer observar mais o local, e digo para ele jogar um dado, caso de um valor dentro de sua habilidade eu descrevo melhor o cenario e talvez até coloco que ele viu alguém suspeito que estava espionando mais que se disfarçou e foi embora.
ou qualquer coisa que fluir em minha mente na hora.

2ª Penso na coisa mais absurda que poderia acontecer naquele momento, procurando exemplos de historias que eu ouvir falar ou de até idéias que os personagens acabam soltando no meio da mesa.
Ex: Jogador 1: Nossa cara aquela filha do ferreiro era muito bonita, eu faria de tudo para conseguir um beijo dela.
jogador 2: imagina só se o pai dela estivesse ouvindo o que você esta falando.

Mestre: você jogador 1 alguma coisa fez sombra sobre você, e parece que esta atrás de você....
Jogador 1: não me diga que é ele
Jogador 2: é sim.
Mestre: o irmão dela ouviu cada palavra sua e advinha ele é conhecido como o fatiador.....



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